domingo, 30 de agosto de 2009

1º Semi Concurso de Bandas e Fanfarras

Sociedade Musical Santa Cecília
Fundada em 22/11/2004
CNPJ: 09.472.571/0001-01
Rua: Severo Feijó, 1074.
Telefones: 99586366 ou 81329911.
Email: smsantacecilia@hotmail.com
"Não curto drogas- Curto bandas”



I- Do concurso e seus Afins:


Art.1- A Sociedade Musical Santa Cecília, instituição que sustenta um trabalho voltado integralmente para a formação da pessoa, fará realizar na cidade de Arroio Grande-RS, no dia 4 de outubro de2009, o               I Concurso de Bandas e Fanfarras da Metade Sul do estado do Rio Grande do Sul.

Parágrafo único: I Concurso Regional de bandas e Fanfarras tem a finalidade de estimular a organização e a criação desses conjuntos, promover o congraçamento das bandas e de seus integrantes através da competição sadia, possibilitando o aprimoramento de seus métodos e de suas técnicas, bem como a participação espontânea de extraordinária valia para as manifestações populares, o culto ao civismo,a melhor formação de nossa juventude e a propagação do turismo,da cultura e do lazer na metade sul.



II - Da organização:


Art. 2- A coordenação do I Concurso regional de Bandas Fanfarras ficará a cargo da Sociedade Musical Santa Cecília, com endereço, para correspondência à rua Severo Feijó nº 1074,bairro Coca, na cidade de Arroio Grande,CEP: 96330-000, Email smsantacecilia@hotmail.com

III- Da Etapa do Evento:

ATENÇÃO:

Art.3 - O I Concurso Regional de Bandas e Fanfarras Será Realizado no dia 4 de outubro do Corrente Ano, na cidade de Arroio Grande/Rs.

Local: Praça Maneca Maciel(Altar da Pátria),Rua Dr. Monteiro,Centro.

Início: 14 horas

Art.4-Em caso de mal tempo será divulgado por no mínimo 10 dias de antecedência à nova data do evento.

ATENÇÃO:

*Às Corporações serão recepcionadas a partir das 9 horas do dia 04/10/2009, pela comissão organizadora.

*Será oferecido almoço aos participantes de bandas dos municípios vizinhos.

IV- Da Inscrição:

Art.5-Poderão realizar a inscrição no I Concurso Regional de Bandas e Fanfarras, todas as corporações musicais devidamente enquadradas neste regulamento e que esteja situadas em um dos 23 municípios da metade sul do Estado do Rio Grande do Sul.

Parágrafo Único- O valor da inscrição e o seguinte:

Data Inscrições até 20 de setembro. Valor R$ 100,00


Art.6-Para que a inscrição seja efetuada com sucesso é necessário preencher e enviar, até o dia 20 de setembro de 2009,para a secretaria da Sociedade Musical Santa Cecília-Rua Severo Feijó nº.1074-Arroio Grande/RS CEP:96330-000,a ficha de inscrição no I Concurso Regional de Bandas e Fanfarras,ou ainda pelo E-mail: smsantacecilia@hotmail.com , (devidamente preenchida e assinada pelo responsável),bem como o histórico atualizado de sua corporação.

Art.7-O comprovante de depósito ou pagamento da inscrição deve ser apresentado ao fiscal de pista na hora da concentração da corporação no dia do concurso.

V- Das Categorias a Serem Avaliadas:

a) Mor

b) Baliza

c) Pelotão de Bandeiras

Art.8-As corporações musicais não concorrerão em hipótese nenhuma entre si, somente nas categorias acima citadas.

Art.9-A Sociedade Musical Santa Cecília como organizadora NÃO Concorrerá em nenhuma das categorias em julgamento cabendo-a somente uma apresentação especial para o público presente e enriquecimento do evento.

VI- Do Julgamento das Corporações

Art.9-Todas as corporações participantes serão avaliadas por uma comissão julgadora especializada, composta por jurados escolhidos a critério da sociedade musical santa Cecília.

Art.10-Cada categoria será avaliada por 2 jurados.

Ex: Mor (2 jurados)

Baliza (2 jurados)

Pelotão de Bandeiras (2 jurados)

Regulamento:

Pelotão de Bandeiras

*Toda a corporação deverá apresentar a guarda-bandeira conforme consta no presente regulamento.

*A Guarda-Bandeira será avaliada, conforme portaria nº. 249 de 28/05/2001 da secretaria geral do Exército Brasileiro e da lei nº. 5.700 de 1º/ 09/1971, nos seguintes aspectos:

Obs.www.exercito.gov.br(site do Exército Brasileiro).

> Condução das Bandeiras-Serão observados os movimentos uniformes e corretos durantes a marcha, posições de descansar, sentido, parada e saudação executada pela guarda-bandeira.

>Marcha e Garbo- Será avaliado o rompimento da marcha (comando, uniformidade e sincronismo), o sincronismo entre movimentação de pernas e braços e a postura das guarda-bandeiras durante a apresentação da corporação, individualmente e no conjunto.

>Uniformidade e Bandeiras- Será avaliada a uniformidade propriamente dita e a conservação da indumentária no conjunto e nos detalhes, da mesma forma que o aspecto, formato e uniformidade das bandeiras, não o seu luxo.

Parágrafo Único: A cada item constatado irregular em condução das Bandeiras, Marcha e Garbo, e Uniformidade e Bandeiras terão o desconto de dois décimos (0,2 pontos).

*No caso de empate o critério para desempate será atribuído a guarda-bandeira que obtiver maior nota no item CONDUÇÃO DE BANDEIRAS,persistindo o empate a comissão julgadora deverá premiá-los com a mesma classificação.

*O uniforme da guarda-bandeira deverá manter as cores do corpo musical, sob pena de perder um ponto.

*Avaliação da guarda-bandeira será feita por no mínimo dois jurados e cada aspecto a ser avaliação a ser avaliado terá nota de 5 (cinco) a 10 (dez) pontos,totalizando caso atinja a nota máxima 30 pontos.


Do (a) Baliza:

*Haverá dois julgamentos no titulo: um para baliza feminino.

Parágrafo Único: A justificativa para a distinção destes dois julgamentos é a de que os movimentos do baliza masculino são diferentes do baliza feminino.

* A corporação poderá ter mais de um(a) baliza,porém apenas 1(uma) será avaliada,pois a apresentação é individual.

Parágrafo Único: O Mor quando da apresentação da Banda Frente à comissão julgadora deverá apresentar a baliza que se submeterá o julgamento.

*Será obrigatório o uso do bastão pelo (a) Baliza.

Parágrafo Primeiro: O tamanho mínimo do bastão do baliza masculino será 1,15m e o tamanho mínimo do bastão feminino será de 0,80m.

Parágrafo Segundo: O não cumprimento do parágrafo acima acarretará na perda de meio ponto (0,5) da(o) Baliza.

* A baliza poderá usar outros acessórios durante a apresentação em frente à comissão julgadora.

* O (a) baliza será avaliado(a) nos seguintes aspectos.

A- BALIZA MASCULINO

COREOGRAFIA- Será observada a coerência da sua evolução com o enfoque no diálogo entre os seus movimentos e a música, ou seja, a percepção e o conhecimento do ritmo e estilo da peça musical sem perder a característica marcial. A diversidade e a criatividade de deslocamento e direções, bem como a utilização do espaço.

DOMÍNIO DO BASTÃO- Sendo elemento peculiar ao Baliza, será observada na utilização do bastão a criatividade, o domínio, a elegância, a técnica e a diversificação de movimentos executados(lançamentos, passagens pelo corpo,etc.)

APRESENTAÇÃO- Será observado a sua Marcha e Garbo, bem como o balizamento do espaço ocupado pela corporação. Será observado também o seu uso uniforme propriamente dito, a conservação da indumentária nos detalhes, não sendo levado em conta o seu luxo.

B- BALIZA FEMININO:

COREOGRAFIA- Será observada a coerência da proposta da proposta coreografia com o enfoque no diálogo entre a dança e música, ou seja a percepção e o conhecimento do ritmo e estilo da peça musical sem perder a característica marcial.A diversidade e a criatividade de movimentos, de deslocamento e direções, bem como a utilização do espaço. Terá a baliza como recurso o uso dos elementos corporais (saltos, flexibilidade, equilíbrio e pivôs).

DOMÍNIO DO BASTÃO- Sendo elemento peculiar a baliza, será observada na utilização do bastão a criatividade, o domínio, a elegância, a técnica e a diversificação de movimentos executados ( lançamentos,passagens pelo corpo,etc.) durante a apresentação, sendo obrigatório o seu uso durante o percurso inicial do desfile.

APRESENTAÇÃO- Será observada a sua Marcha e Garbo, bem como a sua técnica, expressão, elegância e graciosidade, tendo como opção os adereços manuais. Será observado também o seu uniforme propriamente dito, a conservação da indumentária nos detalhes, não sendo levado em conta o seu luxo.

PARÁGRAFO ÚNICO: A cada item constatado irregular em coreografia,domínio do Bastão e Apresentação terá o desconto de dois décimos(0,2 pontos).

* No caso de empate o critério para desempate será atribuído ao(a) baliza que obtiver maior nota no item COREOGRAFIA, persistindo o empate DOMÍNIO DO BASTÃO. Caso persista o empate a comissão julgadora deverá premiá-los com a mesma classificação.

* A uniformidade do (a) baliza deverá guardar as cores do corpo musical, assim como ser adequado com a função, sem troca de vestuário durante toda a apresentação, sob pena de perder um ponto.

* Durante a apresentação em nenhum momento o(a) baliza poderá se interpor entre o corpo musical e o regente; bem como entre o corpo musical e a comissão julgadora do aspecto musical, sob pena de perder 0,5(meio) ponto.

* A avaliação do (a) baliza será feita por no mínimo um jurado e cada aspecto avaliado terá nota de 5(cinco) a 10(dez) pontos, totalizando caso atinja a nota máxima 30 pontos.

DA (O) MOR:

* A (o) mor deverá estar destacado do conjunto, sendo que não poderá portar instrumento musical algum, cabendo-lhe exclusivamente o comando da corporação.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: o tamanho mínimo do bastão do mor será de 85 cm.

PARÁGRAFO SEGUNDO: O não cumprimento do parágrafo acima acarretará na perda de meio ponto (0,5).

* O MOR será avaliado nos seguintes aspectos:

COMANDO (ORDENS e PRESENÇA)- Será avaliado durante a apresentação o posicionamento do Mor e da Banda dado pelo Mor, as Ordens de comando preparatório e de execução; a Confiança e o Desembaraço do Mor, bem como a objetividade, firmeza, segurança e vivacidade nos seus Comandos por Voz e Bastão. No caso do Comando com o Bastão será observada a execução dos movimentos universais de comando, tais como: Marcha, Contra marchas (se for o caso), Saudação a Bandeira Nacional, Saudação às autoridades e passagens de comando, entre outros pertinentes.

MARCHA E CARBO- Será avaliada a movimentação de pernas e braços do mor com o devido sincronismo (Balanço do braço esquerdo, balanço do braço direito, Levantamento das pernas), e a postura física durante a apresentação da corporação.

>UNIFORMIDADE- Será a uniformidade propriamente dita e a conservação da indumentária nos detalhes, tais como: calça (saia),túnica(inclusive alamar,botões e platinas),cinto,coberturas,polainas(quando houver),limpeza e estado de conservação dos calçados ou botas,não sendo levado em conta o seu luxo.

PARÁGRAFO PRIMEIRO: O Mor deverá passar o comando da corporação ao regente ou instrutor, mas não será julgado o retorno do comando ao mor.

PARÁGRAFO SEGUNDO: O Mor deverá fazer a apresentação da corporação, do (a) baliza,bem como a sua apresentação.Deverá também o mor solicitar permissão para continuar a apresentação da sua corporação e para retirar a mesma.

PARÁGRAFO TERCEIRO: A cada item constatado irregular em comando (ordens e presente), marcha e garbo e uniformidade terá o desconto de dois décimos (0,2 pontos).


*No caso de empate o critério para desempate será atribuído ao mor que obtiver maior nota no item COMANDO(ORDENS e PRESENÇA),persistindo o empate MARCHA e GARBO.Caso persista o empate a comissão julgadora deverá premiá-los com a mesma classificação.

*A uniformidade do mor deverá guardar as cores do corpo musical, sob pena de perder um ponto.

*A avaliação do mor será feita por no mínimo por dois jurados e cada aspecto avaliado terá nota de 5 (cinco) a 10 (dez) pontos,totalizando caso atinja a nota máxima 30 pontos.

Art.11-Cada corporação disporá de um tempo de até 20 minutos para completar sua apresentação que será contado a partir do momento em que o primeiro componente passa pela faixa de início da raia de apresentação até o momento em que o último elemento passar pela faixa da raia de apresentação.

Obs. Raia de apresentação=200 metros.

Art.12-Todos os itens técnicos a que se referem, bem como Baliza,Mor e pelotão de Bandeiras serão avaliados durante o tempo de apresentação.

Parágrafo Primeiro- O Mor, Baliza e Pelotão de Bandeiras poderão representar ou apresentar-se por somente uma corporação(Banda ou Fanfarra)

Parágrafo Segundo- Somente o Instrutor poderá se apresenta em mais de uma corporação.

ATENÇÃO:

Art.13-As corporações deverão estar em forma, na área de concentração 30(trinta) minutos antes do horário marcado para a sua apresentação, onde serão recepcionados, orientados, fiscalizados e avaliados pelos fiscais do concurso.

Art.14-As corporações não poderão se apresentar fora da ordem estabelecida, sob pena de desclassificação.

Parágrafo Único- A perda da ordem de apresentação não comportará justificativa de qualquer ordem.

Art.15-Não será permitido ensaio de nenhuma banda num raio de 500 metros do local de apresentação durante a realização do evento.

VII- Da Identificação do Pavilhão Nacional.

Art.16-Toda corporação deverá obrigatoriamente apresentar o pavilhão nacional em posição de destaque, conforme os termos da lei Federal nº5700 de 01/09/71 e parágrafos, instituição que representa.

Parágrafo Primeiro- Em nenhum momento o pavilhão nacional e sua respectiva guarda de honra,bandeiras do estado e município de origem,bem como a da corporação devem compor movimentos coreográficos.

Parágrafo Segundo- Não serão consideradas como identificação da corporação flâmulas em instrumentos.

VIII- Do Resultados e da Premiação

Art.17-Serão premiados os primeiros, segundos e terceiros lugares com seu troféu símbolos em cada modalidades(Mor,Baliza e Pelotão de Bandeiras).

Art.18-Todas as corporações musicais receberão o troféu de participação do I Concurso Regional de Bandas e Fanfarras.

ATENÇÃO:

Art.19-O resultado do I Concurso Regional de Bandas e Fanfarras será divulgado no final da realização do mesmo em um prazo máximo de 30 minutos após o término da apresentação da última corporação participante do dia.

IX- Do Instrutor:

Art.20-O regente ou o instrutor deverá se apresentar em traje social (terno e gravata) ou uniforme da corporação.

Art.21-O regente ou instrutor deverá estar destacado do conjunto sendo que não poderá portar instrumento musical algum, cabendo-lhe exclusivamente a regência de sua corporação.

ATENÇÃO!

Art.22-Os coordenadores, os membros da comissão de apoio das entidades musicais, inclusive filma dores e fotógrafos da corporação, portando acessórios ou não, deverão estar identificados por crachás,camisetas ou bonés constando o nome da entidade para se posicionar por ocasião da preparação do grupo musical sendo que não poderá ser superior ao limite de 10 pessoas.

ATENÇÃO

Art.23-Não será permitindo nenhum tipo de bebida ALCOÓLICA no local do evento por integrantes das corporações participantes, sob pena de desclassificação.

Art.24-As despesas decorrente com transportes correrão por conta dos participantes e suas respectivas mantenedoras.

Art.25-O maestro, regente, dirigente ou qualquer outro integrante de qualquer corporação musical que tenha comportamento inadequado ou incompatível,com os objetivos do I concurso regional de bandas e fanfarras da metade sul realizado pela sociedade musical santa Cecília(Parágrafo Único do artigo primeiro deste regulamento).Tentando desacreditar ou denegrir qualquer membro da comissão julgadora,técnica ou organizadora,terá a corporação musical a qual pertença desclassificada automaticamente.No caso de ameaça,calúnia,injúria ou difamação será elaborado um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima do local onde tenha ocorrido o fato.

Art. 26-Os casos omissos deste regulamento serão resolvidos pela diretoria da Sociedade Musical Santa Cecília e/ou comissão de ética desta entidade.



Paulo Jesus Rio Branco Serpa

Presidente



“Se a música é o alimento do amor, toque”.

William Shakespeare